O autor faz algumas considerações importantes sobre o sistema operacional LINUX que é livre, traçando um paradoxo com o sistema operacional proprietário.
"A expressão "software livre", que passarei a chamar de "programa livre" neste texto, é tradução da expressão em inglês "free software". Essa expressão, se traduzida literalmente, pode ser entendida como programa livre mesmo e não "programa gratuito" o que não é exatamente verdade, ainda que muitos programas livres possam ser conseguidos legalmente sem custos.
A expressão "programa livre" foi criada em oposição ao conceito de "programa proprietário". São chamados de "programas proprietários" os programas de computador que são propriedade de alguém, programas que têm dono e que não podem ser modificados, alterados, vendidos ou utilizados sem autorização expressa de seu dono. A maior parte dos programas que encontramos para vender nas prateleiras das lojas de computador é "programa proprietário".
Neste sentido quando a escola faz a opção pelo sistema operacional livre pode reduzir significativamente os custos com o uso da tecnologia da informação. Outro fator importante reside no aspecto de que o LINUX é desenvolvido por uma comunidade de programadores que tem o compromisso de proporcionarem o acesso a um programa que é livre e que pode ser modificado, usado e distribuido livremente. Sobre este enfoque, o ganho das instituições sendo elas de ensino ou não, está na questão da 'adaptabilidade' as suas necessidades, não entendendo isso como um processo puro e simples, mas como uma possibilidade de construção com o tempo e o devido investimento humano (programadores).
Para concluir, pensamos que o maior ganho está na POSSIBILIDADE de ESCOLHA entre o SOFTWARE LIVRE e SOFTWARE PRIVADO.


Sem dúvida meninas, concordamos com vocês quando mencionam que a chave de todo processo é a liberdade de escolha, inclusive porque qualquer bom computador suporte dois sistemas operacionais instalados.
ResponderExcluirGrande beijo e parabéns pelo Blog que está lindo!
Concordo quando vcs colocam a questão da escolha entre um software e outro, pois é exatamente aí que está o exercício da democracia.
ResponderExcluirConcordamos em relação ao programa livre (Linux) em todos os aspéctos.Chegamos na mesma conclusão pois temos que motivar e incentivar nossos alunos a fazer escolhas conquistando sua autonomia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtraves do uso do linux o aluno e o professor adquirem sua idependencia e autonomia em modificar e adptar e acordo com a necessidade da escola.
ResponderExcluirReferente a autonomia, liberdade, criatividades concordo plenamente, porém, penso ser fundamental desenvolver a mentalidade para o diferente, pois a maioria absoluta das crianças e profissionais ainda não conhecem o Sistema Linux.
ResponderExcluirIvo
Para mim, tudo é válido, tudo vale como experiência!!! Seria ótimo poder escolher, mas... nada é 100%!!!
ResponderExcluirÉ BOM CONHECER E PODER OPTAR POR OUTROS CAMINHOS OPORTUNIZANDO SABERES.ATÉ MAIS! NIDIA E GRAZI
ResponderExcluir