Vivemos a era digital. Portanto, é necessário a apropriação de conteúdos que nos permitam transitar por esse universo, acompanhar a velocidade das informações e transformações. Nesse curso Introdução a Educação Digital faremos discussões sobre essa temática almejando uma possível alfabetização midiática.
Análise texto: geração dos 'digital natives'
A autora Kathlenn Tyner expressa uma realidade dos EUA, no entanto, existem alguns pontos que são convergentes com a nossa realidade; não podemos afirmar com certeza que uso da TV vem caindo entre o nosso público infantil escolar, entre tanto o que vem aumentando consideravelmente é o interesse pelos meios tecnológicos ( games, jogos, etc.); outro fator é a utilização destes conhecimentos midiáticos que os alunos já tem para inovarem os trabalhos propostos pela escola, embora ainda censuramos muitos dos conteúdos disponíveis nas mídias como por exemplo o orkut.
É certo? Até que ponto?
É errado? Até que ponto?
Qual a medida?
Quanto a formação dos educadores nesta questão da alfabetização midiática, a academia já esta voltando olhar para este viés conhecimento, pois o próprio sistema nos impõe este saber; a SME nos possibilita/oferece formação nesta área embora não garanta.
Para a autora as próximas gerações de professores já estarão usando a mídia para a alfabetização, acreditamos estar no caminho.
Percebemos que ainda falte uma questão cultural das nossas crianças de terem suas tarefas tão claras como as dos americanos, mas no Brasil o uso da mídia entre as crianças e adolescentes é uma realidade e vem crescendo diariamente. Por isso consideramos importante o aperfeiçoamento dos professores e a implantação de um sistema similar ao da Universidade do Texas, para aproximar a geração de educadores a esse universo digital.


Realmente o uso da midia vem crescendo e é necessário orientar as crianças em relação ao uso e também oferecer acesso as que não tem, inclusive os professores.
ResponderExcluirConcordo, pois a tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, seus recursos atuais, trazem novas formas de ler e escrever e de pensar e agir.Isso me preocupa, pois se depender de mim, pela minha rapidez os alunos estão fritos, meninas! beti
ResponderExcluirÉ isto aí meninas, independente de ser nos EUA ou no Brasil o mundo digital está aí e nossos jovens estão cada vez mais conectados com esta tecnologia e nós precisamos estar atualizados e proporcionar alternativas para envolve-los
ResponderExcluirMuito bom este comentário da Luka, concordo com ela. Abraços... Josi e Karina
ResponderExcluirPenso que um desafio para o professor é mostrar para o educando que o uso tecnologia não é somente games, jogos , orkut, messenger etc.precisamos orientar as crianças quanto ao uso sendo criativo e oferecendo propostas.Beijos Meninas
ResponderExcluirOlá menias!É mesmo uma questão de formação, o mundo da comunicação é muito amplo, é difícil mesmo saber até que ponto ir, ainda precisamos de muito estudo e diálogo.
ResponderExcluirBjs, Grazi e Nidia.
Olá Meninas!
ResponderExcluirTambém concordamos com a análise de vcs!É necessário estamos atualizada como profissionais da educação e sempre nos lembramos de questionar sobre o uso dessa ferramenta tão preciosa para não usarmos inadequadamente!
Até mais...
Abraços Fê e Márcia
A partir da discussão feita com o grupo de participantes do curso “Introdução a Educação Digital”, sobre o texto O mundo livre e a liberdade da escola, “Texto adaptado pela equipe do NTE, com base no original “O mundo livre e a liberdade da escola1”, escrito em 2004 por Alberto Tornaghi,, professor do Colégio Santo Inácio-RJ e consultor na área de formação docente para o Ensino Superior. Percebo que devemos ter cada vez mais cuidados com o que escolhemos para participar e acrescentar na nossa trajetória profissional, principalmente quando essa profissão esta diretamente ligada com a aprendizagens de outros. A importância da linguagem utilizada não deve ser somente com os termos escolhidos mais principalmente com as ideologias que estão implícitas em tudo que homens e mulheres constroem.
ResponderExcluir